Blog
Tudo sobre a energia solar


Supermercado de Valinhos (SP) tem maior produção de energia solar em telhado na região sudeste

A instalação de 1.800 módulos de captação de energia solar em 3.600m2 de telhado da empresa do ramo do atacarejo Flex, no município de Valinhos, São Paulo foi responsável por 485KWP (quilowatt-pico), cerca de 90% de toda energia utilizada no estabelecimento. O projeto foi oficializado como a maior instalação homologada pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) em um telhado em tamanho e em produção de energia.
O sócio proprietário do Flex Atacarejo, Amilcar Pavan, ficou muito empolgado com a iniciativa. "Estamos percebendo essa tendência de um varejo mais sustentável há algum tempo. É muito legal sentir a democratização deste tipo de energia e poder investir nela, trazendo sustentabilidade e um impacto positivo no meio ambiente, sem perder a potência", afirmou.
O profissional técnico responsável pela instalação explicou que “o sistema funciona por um modelo de compensação, onde a energia durante o dia é produzida em excesso para suprir as horas que não fazem sol".
Com isso, além de uma economia direta de 90% em sua conta de luz, o meio ambiente agrade pelo uso dessa energia limpa que evita a emissão 495toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano.
"O sistema é bom para todo mundo, pois ele é totalmente sustentável, auxilia na geração de empregos e também tem um custo mais baixo", conclui Pavan.
Houve um crescimento de 63% na capacidade de geração de energia solar no Brasil entre 2019 e 2020, saltando de 4,6 gigawatts (GW) para 7,5 GW, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Atualmente, São Paulo é o segundo estado com maior em potência instalada no Brasil, somando 12,4% da capacidade nacional. E este modelo não fica concentrado apenas na capital paulista, também é possível encontrar a utilização do recurso em cidades do interior.
Com R$13 bilhões em investimentos, a geração de energia solar dobrou sua capacidade instalada no país em 2020, e é esperado que o crescimento continue durante os próximos anos. Além disso, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial, a expectativa é que nos próximos cinco anos, os investimentos das energias solar e eólica possam gerar mais de 1,2 milhão de novos empregados.
Quer economizar na sua conta de energia elétrica e saber mais sobre como financiar e instalar energia solar fotovoltaica? Entre em contato com a Sky Sollaris pelos telefones (49) 3442-0072 (49) 98853-2018

Sky Sollaris

09 de Março de 2021