Blog
Tudo sobre a energia solar


Energia solar no inverno: Como é o desempenho?

Hoje inicia oficialmente o inverno no Brasil. O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol.

O Inverno tem início no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 e termina em 22 de setembro de 2020, com o equinócio da primavera.

Mas você sabe o que acontece com a geração de energia solar nesse período?

Os painéis solares funcionam com a luz e não com o calor, não importa o frio que esta lá fora. Na verdade os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. 

Um painel solar fotovoltaico possui diversas células e cada uma delas é composta por duas camadas de silício. A mais fina é carregada negativamente e, ao ser atingida pela radiação solar, transfere seus elétrons para a camada mais grossa, gerando energia elétrica. O frio pouco interfere na geração de energia, já que existe radiação solar no inverno e em dias nublados.

Mesmo em dias nublados, os painéis solares produzem energia elétrica. Desde que haja luz, o sistema irá convertê-la em energia renovável. O que acontece é que como os dias são um pouco mais curtos no inverno, e o sol está mais baixo, você não produzirá tanta energia quanto durante longos dias de verão com o “sol a pino”. 

Quer saber mais sobre energia solar e como gerar sua própria energia?

Entre em contato com a Sky Sollaris e solicite um orçamento:

(49) 3442-0072
(49) 98853-2018


Sky Sollaris

19 de Junho de 2020